terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015: Intercâmbio no Chile

Continuando a Retrospectiva, vou abordar agora uma viagem que me aconteceu no meio do ano! Um intercâmbio, na verdade um mini intercâmbio, pois foram apenas 15 dias. Mais deu pra conhecer muito de outra cultura, e vou trazer algumas coisas sobre o que conheci a vocês!
Meu destino? Chile! Hola chicas, vamos conecer un poco del chile? Meu portunhol continua ótimo
Pra começar a viagem "AVIÃO" a terrível maquina gigante. Eu nunca tinha andado de avião, mais fui sem medo! É super tranquilo, foram 6 horas de vôo se não me engano, eu acordava e dormia a todo momento, e parecia que a hora não passava, devia ser a ansiedade. O mais engraçado do avião é você ouvir o comandante falar um inglês muito tcholo HAUSSUHASUHASUHAS.
Como eu estava encantada com tudo, até foto do avião tirei.




Chegando lá, conheci a família que me alojaria, um amor de pessoas, no começo a minha "irmã chilena", conversava comigo pelo google tradutor do celular KKKKKKKKKKKK, pois é, eu não entendia ela, e nem ela me entendia, mais com o passar dos dias, isso não era mais preciso! Nesses 15 dias a gente criou um laço muito grande, e a despedida foi dura.
A casa onde eu fiquei, era enorme, disse o pai dela que era replica da casa do Elvis! Eu fiquei em Pirque, que é tipo um "Distrito" de Santiago, e lá as pessoas moram em chácaras, e as casas são todas enormes, com cachorros enormes
.
Mi hermana chilena. Diziam até que somos parecidas.

Depois dessa aprentação toda, vamos as diferenças? 
Elas existem, e são enormes! Só viajando a gente percebe que nossa cultura não é a única. 
Clima:
Vamos começar pelo Frio, nessa época estava no inverno, e chegava a fazer -1, -2ºC, ventava muito, por isso dava a sensação de mais frio ainda. Pra dormir, tinha aquecedor no quarto e até na cama. Na onde eu estava não nevava, mais na viagem que fizemos pro sul, conheci a neve! 
Fuso horário:
Algo que me chamou a atenção, foi o fuso horário, no primeiro dia estranhei muito, lá no Chile começa a clarear só depois das 8:00AM, e escurece lá pelas 8:30PM.
Idioma:
A diferença do idioma não precisa nem comentar, há palavras que são normais pra gente, como "Colher", que pra eles, é bestirol HAUHASAUAHA, paguei alguns micos por isso. Depois dos 15 dias lá, aprendi bastante palavras do vocabulário deles, me pegava falando portunhol com os brasileiros, sem perceber.
Comida:
E as comidas? Passar fome, eu não passei, mais as comidas são bem distintas das brasileiras! O industrializados deles, são uma delicia, como quase não gosto de chocolate, não preciso nem dizer que criei um amor gigantesco pelos chocolates de lá. Eles não possuem o costume de comer arroz e carne como nós, raramente comi carne de "vacuna", era mais frango e batata. E não sei que simpatia eles possuem com o Abacate, mais tudo lá tem abacate! É amassado e feito como se fosse um creme, é tipo a manteiga pra gente. Os refrigerantes então, tinha de morango, abacaxi {tinha gosto de bala chita}, laranja, e tinha coca, mais guaraná por lá não tem! E o suco mais tomado lá é o de pêssego.
Colégio:
Vamos agora, pra escola! Eu frequentei a escola dela nesses 15 dias, e, os horários eram diferentes, entravamos as 08h00 AM, e saiamos as 05:00PM. A escola era enorme! Dava umas 3 da minha, possuía quadra de hóquei, um esporte típico deles! E as salas, todas tinham poucos alunos.
E os garotos? hahahahahaha, Chilenos parecem indios! Mais tinha uns bonitinhos sim! xiu
Festas:
As festas lá, começavam tarde, 22 horas, mais acabam cedo em relação ao Brasil. 2:00AM, 3:00AM no máximo! Nas festas tocavam Reggaeton, a musica dos "adolescentes" de lá, tinha umas até legalzinhas, depois posso mostrar algumas a vocês, e de vez em quando tocava os funks brasileiro também, por haver brasileiros lá. Era engraçado você ver os chilenos cantarem as letras pejorativas sem entender nada. E bebidas? Bom, eles tem uma bebida lá que nunca vi aqui, agora não me recordo o nome. Mais lá não era muito de ficar bebendo igual aqui não, pelo menos no tempo que fiquei lá. Eles são mais de fumar. Não sei se porque é frio, mais lá isso é normal. Garotos de 14, 15 anos, fumando na frente dos guardas do shopping. Muitos fumavam até na frente dos país, o cigarro lá é algo normal para os adolescentes. E muitos vão além, a "marijuana", a maconha por lá, não é legalizada, mais conheci muita mais gente que usava, do que aqui no Brasil.
Curiosidades:
Nesse tempo por lá, eu conheci vários pontos turísticos, mais vou deixar eles pro próximo post pra não ficar muito extenso.
Pra terminar com a as diferenças, vou contar uma curiosidade em particular pra vocês que estão pensando em dar uns beijos nos chilenos hahahaha, eles não costumam beijar com língua! Não sei muito bem porque, disse a minha hermana, que "Língua" lá, é só beijo de namorados, é quando o beijo tá ficando quente. Estranho não? HASUAUHAUHA se fosse assim, todo beijo brasileiro é quente.

Confira parte 2 "Intercâmbio no Chile"

4 comentários:

  1. Sem dúvidas foi uma experiência maravilhosa para você, que só agregou coisas na sua vida, muito bacana, vou fazer um intercambio próximo ano e estou ansiosíssima!!!
    Estou seguindo e adorando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai adorar! é muito bom conhecer culturas novas, aproveite muito! E obrigada, vou conferir o seu sim, sucesso pra você <3

      Excluir
  2. AI QUE SONHOOOOOOO! Quero muito fazer intercambio e você despertou uma certa vontade de ir pro Chile. Sério mesmo que você não entendeu a língua? Parece ser tão fácil, hahaha. Enfim, gostei muito do post e fale mais sobre lá (com fotos, muitas fotos!).

    http://leticiaeostreze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Você vai gostar! é bem gostoso hahahaha sem contar que os chilenos em geral são bem receptivos. Então no começo, não, porque eles falavam muito rápido, mais depois que começaram a falar mais pausadamente deu pra entender! Daqui a pouquinho sai a parte 2, te espero aqui. Beijos e um feliz ano novo <3

    ResponderExcluir